Sistema de EAD para TV Digital

O Escola1.TV é um Sistema de Ensino à Distância desenvolvido sobre a plataforma do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), que permite a criação de cursos e conteúdos que utilizam a Interatividade existente no SBTVD, para a criação de recursos mais inteligentes, dinâmicos e interativos, visando aprimorar a qualidade do ensino através da TV, o chamado T-Learning.

O Sistema utiliza a base do Escola1.COM, disponibilizado pela Internet, combinado a uma nova interface de acesso através da TV Digital, que foi especificada, desenhada e desenvolvida, para adequar-se, em termos de usabilidade e recursos, às características físicas e aos periféricos de entrada/saída, visando minimizar as limitações e, principalmente, maximizar as potencialidades que o novo ambiente da TV Digital fornecerá para utilização de aplicações educacionais.

Como Funciona

A Plataforma ESCOLA1 é fornecida em modelo de Software Como Serviço (Software as a Service - SaaS), que é a modalidade de Computação em Nuvem (Cloud Computing) na qual o software é fornecido juntamente com os serviços de hospedagem (em Datacenter), suporte e manutenção, o que garante sua utilização contínua, segura e simplificada através da Internet.

A vantagem mais significativa do Software Como Serviço (SaaS) reside no fato de ser um recurso de negócio completamente escalável e que não requer grandes gastos de capital em um dado momento, pois é feito através de uma assinatura mensal (ou anual), que é proporcional à quantidade de usuários e módulos do sistema escolhidos pelo cliente.

Por exemplo, se a quantidade de alunos ou cursos de uma instituição aumentar de forma significativa, será muito fácil adicionar novas licenças de uso (tipo assinatura) para os usuários. A instituição poderá também optar pela implantação gradual de uma Solução, através da adição de Módulos Opcionais de sistema, visando atender às demandas de outros departamentos ou de novos modelos de negócio.

Tudo isso sem qualquer preocupação com a compra de licenças de software básico, equipamentos (hardware), redes, ou com a contratação de técnicos para gerir esse aumento das necessidades. Os serviços de hospedagem dos dados, manutenção de software, e suporte ao usuário estão incluídos no valor da Licença. Ou seja, você só paga o que utiliza, sem desperdícios!

Conheça os benefícios do "Software como Serviço"

Recursos Disponíveis

Calendário Interativo - TV Digital

O Escola1.TV possui 3 tipos de calendários que podem ser lançados diretamente pelos administradores e/ou educadores da rede de escolas:

  • Calendário Escolar - É utilizado para lançar as datas ou períodos gerais da escola, exemplo: Início e término das aulas, feriados escolares, período de recuperação, provas finais, e quaisquer outras datas que a escola julgar relevante.
  • Calendário de Provas - As datas de provas, testes e avaliações podem ser lançadas, por matéria, diretamente pelos professores ou coordenadores das escolas.
  • Calendário de Eventos - Quaisquer eventos promovidos pela escola podem ser cadastrados, rápida e facilmente, pelos administradores ou coordenação pedagógica da rede. Exemplos: feira de ciências, visita à museus, festas e comemorações, palestras, etc.
  • Todos os calendários são visualizados de forma simples em uma única tela o que facilita bastante sua consulta.
  • Foi criada toda a camada de apresentação em NCL, sendo que esta funcionalidade trabalha com mídias HTML e LUA.

Saiba mais

Simulados e Provas - TV Digital

Recurso que permite a criação de simulados para serem aplicadas aos alunos. Estes simulados podem ser direcionados para um determinado grupo específico de alunos (somente para um curso ou nível de ensino, por exemplo), ou para todos os alunos da rede escolar.

O formulário pode conter um número variado de questões, que podem ser discursivas ou de múltipla escolha. Para cada prova podem ser determinados tanto o prazo de disponibilidade (em dias), quando o período de duração (tempo de prova). Sendo que, durante a realização da prova, o sistema apresenta para o aluno o tempo (horas/minutos) que resta até o término de sua execução.

É permitida a criação de um número ilimitado de simulados, objetivando analisar o desempenho dos alunos nas diversas áreas do conhecimento ou níveis de ensino.

Por suas características únicas, o Simulado para TV Digital é um importante recurso de apoio educacional, que permite avaliar o desempenho dos alunos e detectar possíveis desvios, visando determinar ações pedagógicas para aprimorar a qualidade do ensino ministrado.

Neste recurso toda a camada de apresentação foi feita em NCL, sendo que a funcionalidade trabalha com mídias HTML e LUA.

Saiba mais

Enquetes Interativas - TV Digital

Permite que a coordenação ou a administração da rede de escolas formule uma questão e suas possíveis respostas (múltipla escolha), visando avaliar a opinião dos usuários sobre qualquer assunto de interesse. A pergunta fica armazenada em um banco de questões, podendo ser aplicada várias vezes.

A enquete pode ser segmentada por nível de ensino, curso e tipo de usuário. Portanto, podem ser criadas enquetes específicas, por exemplo, para alunos, pais ou professores, de um única instituição ou curso; ou para todos os usuários da rede de escolas.

Este Recurso foi criado com uma camada de apresentação desenvolvida em NCL, e a funcionalidade trabalha com mídias HTML e LUA.

Saiba mais

Quadro de Avisos - TV Digital

Através do Quadro de Avisos Interativo para TV Digital a Instituição de Ensino, ou uma Secretaria de Educação, pode manter informados alunos, professores e administradores, de toda a rede escolar, sobre as principais atividades, anúncios, avisos e comunicações; que são do interesse da comunidade.

Este Recurso foi criado com uma camada de apresentação desenvolvida em NCL, e trabalha apenas com mídias LUA. A apresentação das informações é feita em uma região canvas.

Saiba mais

Quiz Interativo - TV Digital

O Quiz é uma forma de avaliar uma grande quantidade de pessoas com um questionário com respostas do tipo "certo ou errado" e chegar em um consenso geral.

Na televisão é muito utilizado para avaliar o grau de conhecimento do espectador sobre o assunto do programa que esta sendo exibido.

Foi criada toda a apresentação em NCL. Esta funcionalidade trabalha com mídias HTML e LUA.

Saiba mais

Chat Interativo - TV Digital

Este recurso permite que alunos e professores possam estabelecer uma comunicação em tempo real, em horários previamente estabelecidos pela escola, para esclarecimento de dúvidas e reforço das aulas presenciais.

Foi realizada também a integração do chat do ESCOLA1.TV com uma plataforma de IPTV desenvolvida pela empresa VAT (http://www.ip.tv), sendo que o chat da IPTV pode ser executado dentro de um LMS (Learning Management System) comum através da Internet. Neste caso foi utilizado o Moodle, um LMS open source com uma das maiores bases instaladas do mercado.

Para seu desenvolvimento foi criada toda a camada de apresentação em NCL. Esta funcionalidade trabalha basicamente com mídias LUA. A apresentação do teclado virtual e a área de "conversa" são feitas através de canvas. A conexão é feita através de LUASocket, uma vez que a classe tcp do Ginga ainda não foi implementada por completo.

Saiba mais

Ficha Técnica - TV Digital

Este recurso permite que alunos possam consultar a Ficha Técnica referente ao conteúdo da aula que esta sendo apresentada no momento. Na Ficha Técnica podem ser fornecidos detalhes sobre a vídeo aula, tais como: Sinopse, duração, níveis de ensino, atividades propostas, dicas de utilização, entre outros.

Para desenvolvimento deste recurso foi criada toda a apresentação em NCL-LUA. Esta funcionalidade trabalha basicamente com mídias LUA.

Saiba mais

Mensagens pela TV Digital

O Mensagem.TV é um recurso desenhado para aprimorar a comunicação entre estudantes, pais, educadores e a administração da rede escolar.

Através do uso do sistema de banco de dados da rede de escolas, é possível, por exemplo, que um professor (tutor), de forma rápida e segura, envie uma mensagem para todos os alunos das turmas pelas quais é responsável. Da mesma forma, um administrador da rede escolar pode enviar uma mensagem para: todos alunos de uma escola, todos os pais de uma turma, todos os professores de uma disciplina, todo um curso, entre outras possibilidades.

São dezenas de combinações possíveis, que simplificam imensamente o processo de comunicação e a circulação de informações entre a escola e a comunidade escolar, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino.

Para desenvolvimento deste recurso foi criada toda a apresentação em NCL-LUA. Esta funcionalidade trabalha basicamente com mídias LUA.

Saiba mais

Montagem da Aula Interativa - TV Digital

A ferramenta de Montagem das Aulas Interativas (ou Plano de Aula) possibilita que o professor ou tutor crie roteiros que serão seguidos pelo telespectador durante a apresentação de uma vídeo-aula. A sua definição é realizada através da interface Web do Escola1.TV.

Na Montagem das Aulas são definidas quais as Atividades serão apresentados durante a respectiva Vídeo-aula, por exemplo: Enquetes, Simulados, Quiz, entre outros recursos. É possível definir, ainda, o horário e sala de Chat que estará disponível para o telespectador durante a apresentação do vídeo, bem como quais áreas do Fórum pela Internet estarão habilitadas.

No contexto de uma aplicação de TV digital, deve-se ressaltar que o tutor e/ou professor deve levar em consideração, na definição do plano, a limitação de tempo do vídeo apresentado ao telespectador e o ambiente para a apresentação do conteúdo.

Neste sentido, outra ferramenta configurável na criação do Plano de Aulas permite ao responsável pelo cadastramento desabilitar o acesso do usuário aos outros recursos do ESCOLA1.TV, visando evitar a dispersão do aluno durante a apresentação do conteúdo principal.

Para desenvolvimento deste recurso foi criada toda a apresentação em NCL-LUA. Esta funcionalidade trabalha basicamente com mídias LUA.

Saiba mais

Mais Informações - Sistema

Gostaria de saber mais sobre este Sistema?

Clique no link abaixo para obter maiores informações.

entre em contato

Compartilhe